pten
Grupo Bravante

Quem somos

O Grupo Bravante atua com excelência em serviços de apoio às indústrias naval, portuária, de petróleo & gás, proteção ambiental e apoio marítimo desde 1965, ano de início das operações de bunker. A companhia evoluiu para atender às demandas com sinergia e integração. Hoje, quatro empresas que oferecem um trabalho articulado e coeso: Navemestra (bunkering), Estaleiro São Miguel (construção e reparo naval), Hidroclean (proteção ambiental) e Bravante Offshore (apoio marítimo).

O reconhecimento veio pela qualidade técnica e pelas soluções ágeis. Já são mais de 40 bases operacionais de norte a sul do país. O Grupo Bravante atende com expertise empresas públicas e privadas. Temos orgulho de considerar qualidade técnica e ética elementos estruturantes de nosso trabalho. O objetivo é criar, crescer e diversificar os negócios com base em nossos valores.

Nossa História

Nossa história é baseada no equilíbrio entre tradição e inovação. Somos pioneiros no transporte de bunker, escopo da Navemestra, e inovamos diariamente para atender com segurança as indústrias naval, portuária, de petróleo & gás, proteção ambiental e apoio marítimo.

A trajetória do Grupo Bravante teve início oficial em 1965, mas Marcelino dos Anjos Nascimento (fundador do Grupo Bravante) já trabalhava com transporte de querosene desde a década de 1950. O atendimento a essa demanda foi o que o fez abraçar a oportunidade comercial que, em breve, bateria à sua porta. Marcelino, Henrique e Luiz Antônio (irmãos e sócios) compraram, em Nova Iguaçu, um posto de gasolina no início dos anos 1960.

Nessa mesma época, a Petrobras (que já estava em atividade desde 1953) convidou os irmãos a trocarem a bandeira do posto de gasolina recém adquirido. Então, eles se tornaram os primeiros revendedores de óleo diesel e gasolina da Petrobras no Rio de Janeiro. Foi a partir dessa experiência que a Navegação São Miguel foi comprada pelos irmãos, em 1965, para transporte de bunker a pedido da própria Petrobras.

Com a expansão das atividades e a diversificação dos negócios, em 2012 a companhia se tornou o Grupo Bravante.

Hoje, quase 60 anos depois, temos quatro frentes e atuação consolidadas no mercado: Navemestra (bunkering), Estaleiro São Miguel (construção e reparo naval), Hidroclean (proteção ambiental) e Bravante Offshore (apoio marítimo). Temos orgulho de nossa história e te mostramos, a seguir, os marcos de nossa carreira.

Linha do Tempo